domingo, 10 de outubro de 2010

Resenha do Filme : O Diabo Veste Prada

 O Diabo Veste Prada







O filme O Diabo Veste Prada pode ser analisado  de várias maneiras. Pode ser visto como um filme que enfoca o mundo da moda, que apesar de um figurino impecável, é superficial, pois se limita a mostrar a diretora presidenta de uma grande revista de moda. Sabemos que no mundo fashion não são assim que as coisas funcionam. É um universo repleto de traições, rivalidades, luta de egos, vícios e falsidades.
O filme nos conta uma historia de Any que se formou em jornalismo. É competente, e seu sonho é trabalhar no jornal New Yorker. Está procurando seu primeiro emprego depois de formada. Seu currículo acaba parando na Runway, maior revista de moda americana e ela, que não entendia nada de moda, se vê às voltas com um universo totalmente diferente do pretendido. Ela ia ser a assistente da poderosíssima “Miranda Priesly”. Lá está ela demonstrando ter uma das qualidades mais importantes no mundo moderno: Aceitar desafios. Ela vê no emprego uma oportunidade única. No entanto, não bastava apenas aceitar o desafio. Não demorou muito, para perceber. Caso não se adaptasse, perderia o emprego rapidinho. Miranda a fazia de escrava. Any não tinha tempo para nada, nem para a família, amigos e principalmente seu namorado.
O Diabo vete Prada nos mostra que as roupas são fundamentais. Any vai para uma entrevista no mundo da moda mal vestida. Ela é tida como imprópria para o cargo, mas mesmo assim se recusa a vestir como o devido. Mas com o passa do tempo, Any percebe que precisa andar adequadamente e com ajuda de seu colega de trabalho ela fica a mais deslumbrante entre todas as modelos da empresa. Todas morrem de inveja ao ver Any transformada. O namorado de Any nem a reconheceu quando a viu na rua.
Para Any, não era somente o aspecto financeiro, ela percebeu que precisava mudar também. Apaixonar-se por ela mesma. Descobriu que mudar fisicamente não significava ser menor intelectualmente. Nesse caso, ponto para ela. Em contato com a chefe-megera aprende a adaptar-se, desafiar-se, melhorar. Num segundo momento, após todas essas percepções, a vemos às voltas com um namorado acomodado e não estimulante. Tudo para ele estava bom, assim como vida sem desafios que ele levava. A partir da mudança de Any, visual e comportamental, o  namorado acabou "incomodado". Enquanto isso, ela teve de fazer uma nova escolha. A primeira foi a de iniciar um trabalho totalmente distante do pretendido. Desta vez, não era a escolha de uma roupa ou acessório, era continuar ao lado de Miranda e ser a 1ª  assistente, substituindo sua colega de trabalho.
Em um primeiro momento, ela aceita. Vai à Paris no lugar dessa colega e tem uma experiência amorosa com um rapaz que, no início do filme, e se mostra interessante e interessado. No entanto, após uma única noite juntos, prova ser um canalha. A partir daí ela percebe não ser mais uma questão de adaptação, mas de mudança de seus valores. Transformar-se em alguém que não era. Deixar nossos valores de lado é um preço muito alto. Integridade, percepção do outro, valores morais são individualidades que não nos cabe julgar. Cada um tem muito a aprender com as escolhas que fizer. No caso de Any, ela deixa Miranda e a Runway e vai em direção do que acredita. Ela mudou e provocou mudanças: fez com que o outro, no caso o namorado, mudasse também, pois ao final do filme ele diz a ela que aceitou uma proposta de emprego desafiadora. Ela conseguiu um emprego no jornal tão sonhado por ela e Miranda deu ótima referencia dela para a empresa que hoje Any faz o que sempre sonhou.
     Enfim, o filme nos ensina como devemos nos comportar e como devemos nos vestir em uma entrevista de trabalho. Que pessoas influentes nos locais de trabalho podem nos trazer grandes oportunidades e que realmente existem chefes ambiciosos, arrogantes, impessoais e exigentes. E que estes tipos de chefes são mal visto por todos, apesar de ter um talento extraordinário. Daí uma característica que completa o caráter deste chefe: Ele é o próprio diabo, que veio a terra para infernizar e dificultar sua vida. E que ser bem informado é um passo para o sucesso.  

Um comentário:

  1. O Diabo em nada, nos leva ao sucesso a prova disso, é que se essa jovem, continuasse do lado, da sua chefe e com esses valores invertidos, com certeza ela seria muito infeliz.

    ResponderExcluir